A HISTÓRIA DE "RITA LEE EM BOSSA N' ROLL": Semente mineira

No início dos anos 1990, Rita Lee estava dando um tempo na gravadora e tentando se reencontrar enquanto artista após uma overdose de sucessos no decorrer dos anos 1980. 


 Rita e Roberto em 1990: capa do álbum "Perto do Fogo"

Na autobiografia, lançada em 2016 pela Globo Livros, Rita revela que resolveu fazer aulas de violão (com ela mesma), para experimentar novas possibilidades com a voz, interpretando músicas de outros compositores. De preferência no banheiro, onde a acústica - ela conta - favorecia.

Sem energia para shows e longe do marido Roberto de Carvalho - em retiro espiritual na Inglaterra -, Rita estava mesmo decidida a se dar esse tempo. Coube ao radialista mineiro Tutti Maravilha tirar a vovó do Rock desse banzo. 

Ela já havia gravado um disco em Belo Horizonte em 1974. Disco ao vivo, cujo áudio está até disponível na web (clique aqui para ouvir Rita Lee & Tutti Frutti ao vivo em BH)

E o convite do Tutti era justamente pra uma nova apresentação. Mas ela faria apenas uma participação num show chamado Semana Elis, em homenagem à pimentinha Elis Regina, amiga pessoal do radialista, falecida em 1982. 

 Roberto e Rita em entrevista a Tutti Maravilha


Rita escreveu em seu livro "...Aconteceu que um radialista mineiro chapa meu, Tutti Maravilha, organizava em Belo Horizonte apresentações acústicas em homenagem a Elis, com artistas diversos num pequeno teatro. Me telefonou convidando a participar. A princípio recusei dizendo que estava em "quarentena artística", mas depois me explicou o esquema intimista, sem grana na jogada, e a não pretensão de ser um show profissa, achei simpático e topei..."

E foi assim que nasceu o embrião de um dos álbuns de maior sucesso da Rita. O "Bossa N' Roll" foi lançado em 1991 - o primeiro disco acústico no estilo unplugged, que fazia muito sucesso naquele momento nos EUA (via-MTV), chegava ao Brasil.

 Capa do álbum "Rita Lee em Bossa N' Roll" de 1991 - o primeiro disco acústico brasileiro.

A primeira faixa é justamente uma homenagem a Elis Regina: "Alô, alô Marciano" foi gravada pela gaúcha em 1980.


Pesquisa: Robson Leite

Comentários

  1. Em que mês de 1991,
    foi lançado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei exatamente quando em 1991, mas ele foi gravado em maio daquele ano. Se minha memória não falha, saiu em dezembro. O problema é que ela falha muito rsss. Mas espero ter ajudado. Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário