A HISTÓRIA DE "PAISAGEM DA JANELA": BH inspiração.

Salomão Borges Filho, o Lô, é o mais famoso de um clã de músicos e poetas autodidatas mineiros. 

Fundador do movimento Clube da Esquina ao lado de ícones da música em Minas, ele assina clássicos inesquecíveis. Um deles é Paisagem da Janela, uma parceria com Fernando Brant que está no álbum duplo Clube da Esquina (1972). 

É a primeira faixa do disco 2.



Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal

Você não escutou
Você não quer acreditar
Mas isso é tão normal

Você não quer acreditar

E eu apenas era

Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical


Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
 

Do quarto de dormir

Há quem diga que a inspiração veio de uma viagem dos rapazes de BH a Diamantina. Mas em artigo publicado em 2009, o jornalista Rodrigo James esclarecia - com base em depoimentos dos caras:

Lô e Brant: parceria perfeita
"(...) Lô Borges também embarcou na confiança de Milton e em parceria com Fernando compôs uma das canções mais emblemáticas do disco e que se transformaria na marca registrada não só dele, mas de toda a música mineira: 'Paisagem na janela', de cuja história Fernando se recorda muito bem: 'A história dessa música começou na casa dos meus pais, em Belo Horizonte. As pessoas acham que ela foi feita com base em paisagens de Diamantina ou aqui na minha casa, no bairro Cachoeirinha, mas é no bairro Funcionários, em Belo Horizonte mesmo. A janela lateral da letra está lá e a igreja que eu via era a Igreja de Lourdes (...)"    

 

 

Muita gente não acredita. A lenda de Diamantina é forte. Mas quem me confirmou a história foi o irmão mais velho de Lô, o grande maestro, pianista e arranjador Marilton Borges, vizinho aqui de Santa Tereza - bairro boêmio de BH, berço do clã Borges e endereço do Clube famoso. Fernando Brant apresentou essa mesma versão numa entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 2002 (clique aqui para ler). 

 

 

 

 Fernando Brant faleceu em 2015, deixando vasto material poético que eu prometo explorar em todos os bastidores, pros amigos e amigas do blog. 

Então, de hoje em diante, toda vez que você de BH ouvir os versos Da janela lateral, do quarto de dormir/Vejo uma igreja, um sinal de glória... já pode dizer - "pô, alá: ele tá falando da Igreja de Lourdes!"


Lô Borges canta Paisagem da Janela





Pesquisa: Robson Leite

Comentários

Postar um comentário