A HISTÓRIA DE "QUÍMICA": abortando o Aborto

A Legião Urbana incluiu "Química" no álbum Que País é Esse? de 198... o quê?! 1987???? Caraca! Olha só, há 30 anos!

#Meodeos.


 Capa do álbum "Que País é Esse?": canções que não envelheceram sobre um Brasil indigno


A música foi composta por Renato Russo ainda nos tempos do Aborto Elétrico, banda punk que reunia ele, André Pretorius, André Muller, Ico Ouro Preto, além dos irmãos Fê e Flávio Lemos. Durou apenas quatro anos, entre 1978 e 1981

E, pasmem, foi o início do fim do grupo.


Muito do repertório da Legião, por sinal, é herança daquele momento do Renato. O desprezo à sociedade de consumo, à ordem estabelecida, a tudo que simbolizasse forma de controle de massas, acabava virando música. "Soldados", "Baader-Meinhof Blues", "Que País é Esse", "Conexão Amazônica" e outras, gravadas mais tarde pela banda em discos diversos.

 Os rapazes do Aborto Elétrico: canções herdadas por Legião e Capital

"Química" era uma brincadeira proposta pelo Renato Russo. Uma canção com levada punk, ironizando o vestibular, todo o processo de ensino etc que privava a juventude de curtir mais a vida. Renato contou essa história em uma entrevista à MTV brasileira, revelando que o clima entre os integrantes - especialmente entre ele e Fê, a quem denominava de "reizinho", chegava ao limite:

"(...) Aí, um dia, eu enchi o saco! De, de repente, o Fê (Lemos) não me dar valor(...) O começo da briga foi quando eu fiz 'Química'. Eles falaram 'Renato, essa música é idiota!' Eu disse 'Essa música não é idiota. Ela é legal!(...) 'Você está perdendo o seu tino de letras, Renato!'" teria concluído Fê.

Confira a entrevista completa de Renato Russo à MTV. O trecho sobre "Química" começa aos 00:24:51


QUÍMICA
(Renato Russo)



Estou trancado em casa e não posso sair

Papai já disse, tenho que passar

Nem música eu não posso mais ouvir

E assim não posso nem me concentrar



Não saco nada de Física

Literatura ou Gramática

Só gosto de Educação Sexual

E eu odeio Química



Não posso nem tentar me divertir

O tempo inteiro eu tenho que estudar

Fico só pensando se vou conseguir

Passar na porra do vestibular



Não saco nada de Física

Literatura ou Gramática

Só gosto de Educação Sexual

E eu odeio Química

Química

Química



Chegou a nova leva de aprendizes

Chegou a vez do nosso ritual

E se você quiser entrar na tribo

Aqui no nosso Belsen tropical



Ter carro do ano

TV a cores

Pagar imposto

Ter pistolão



Ter filho na escola

Férias na Europa

Conta bancária

Comprar feijão



Ser responsável

Cristão convicto

Cidadão modelo

Burguês padrão



Você tem que passar no vestibular

Você tem que passar no vestibular

Você tem que passar no vestibular

Você tem que passar no vestibular



Não saco nada de Física

Literatura ou Gramática

Só gosto de Educação Sexual

E eu odeio Química

Química

Química



Não saco nada de Física

Literatura ou Gramática

Só gosto de Educação Sexual

E eu odeio Química

Química

Química
 

Dali pra frente a coisa desandou de vez, até que durante um show os dois trocaram agressões. Renato deixou o grupo. André Muller foi fundar o Plebe Rude, Ico (depois Dinho) Ouro Preto, Fê e Flávio Lemos montaram o Capital Inicial. 


1- Festa da "Turma da Colina" com o Aborto à frente; 2- Legião original; 
3- Capital Inicial; 4- Plebe Rude 


Anos depois, no primeiro Rock in Rio (1985), os Paralamas tocaram uma música do repertório de uma certa banda de Brasília. Era "Química", da ainda desconhecida Legião Urbana, recém formada por Renato Russo, Renato Rocha (o Negrette, que participou dos três primeiros discos do grupo), Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. 


A música foi o cartão de visitas. Pelas mãos de Herbert Vianna e cia, estourados na parada, a Legião lançou naquele mesmo ano seu primeiro álbum pela EMI. 


Pesquisa: Robson Leite

Comentários