A HISTÓRIA DE "LINDO LAGO DO AMOR": Águas mineiras

Lindo Lago do Amor é uma composição de Gonzaguinha lançada no disco Grávido (1984). A letra, em tom de fábula, traz um personagem que irradia felicidade enquanto se banha em um espelho d'água mágico e belo. Tudo sob as bênçãos de animais silvestres e com vento, chuva, sol e lua por testemunhas. Um encontro feliz com a natureza.
Lúdico e lindo demais!

Gonzaguinha nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Passou a infância inteira longe do pai, o Rei do Baião Luiz Gonzaga. A história da relação de amor e ódio entre dois está no livro "Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira" de 2006, que serviu de base para o filme "Gonzaga - De Pai pra Filho" de 2012. Nada impediu que se encontrassem artisticamente inúmeras vezes.


O tempo ajudou a curar feridas profundas, e Gonzaguinha parecia alguém mais feliz quando decidiu morar em Belo Horizonte, no começo dos anos 1980. Conhecera e se casara com a mineira Louise Margarete, a Lelete, e foi viver com ela. Dessa união veio Mariana, nascida e criada em BH. 

Mãe e filha vivem na cidade até hoje.

Com Bethânia, Brant (esq) e Lelete (dir)

Lelete deixou este depoimento para o site do Museu do Clube da Esquina, contando como ela conheceu o cantor e compositor:

Estado de Minas 1984
 Em BH pelas Diretas Já com 
Wagner Tiso, Milton e Tancredo
"(...) Eu conheci o Gonzaguinha quando trabalhava na primeira FM do Brasil que foi a 98, que era a Rádio Del Rey na época. Daí que o conheci quando era relações públicas da Credial Turismo, também. Um amigo meu que tinha uma casa em Nova Lima – chamava Pedro Paulo – levou o Gonzaga para conhecer esse restaurante dele. Eu estava lá nesse dia e aí o conheci. Daí ficamos grandes amigos, até que um dia não teve mais jeito, o Gonzaga mudou pra Belo Horizonte e viveu aqui 11 anos antes dele falecer. Ele veio para Belo Horizonte por minha causa, porque ele é carioca, ele tinha a vida dele lá e tal. Aí ele resolveu mudar pra Belo Horizonte porque aqui é a ponte aérea pro Brasil inteiro e ele já estava meio cansado do Rio de Janeiro, e achava que o Rio era só uma grande vitrine e que ele estava precisando de uma calma maior. Então ele veio para Belo Horizonte. Mesmo porque eu tinha o meu trabalho aqui e não abria mão de sair daqui também (...)"  


 Capa do disco Grávido (1984)

 
 
 
 
O "lindo lago do amor" é a Lagoa da Pampulha, ponto turístico da capital mineira, que serviu de inspiração ao poeta. Ele, que morava com a família na região, adorava andar de bicicleta pela orla - ainda bem preservada naqueles tempos. 

 
 
 
 
Lelete relembrou em diversas entrevistas que a vida de Gonzaguinha em BH, já reconciliado com o pai Gonzagão, foi um momento de especial tranquilidade e quietude depois de tempos difíceis para o marido.

 Lelete e Mariana relembram Gonzaguinha em BH (Portal UAI)


Gonzaguinha nos deixou em abril de 1991. Acostumado a se virar sempre por conta própria, foi dirigindo para uma série de shows marcados em Santa Catarina junto com o empresário Renato Manoel Duarte e Aristide Pereira da Silva. A 420km de Curitiba, o Monza que dirigia bateu de frente com uma F4000. 


Reportagem do Jornal Hoje sobre o acidente que matou Gonzaguinha


O corpo foi enterrado no Cemitério da Colina, em Belo Horizonte. Mas a alma do poeta permanece, líquida e suave, quando lemos ou escutamos as delícias de versos deixados por ele.


Clique no vídeo para ouvir a versão original


LINDO LAGO DO AMOR
(Gonzaguinha - 1984)

E bem que viu o bem-te-vi,
A sabiá sabia já.
A lua só olhou pro sol;
A chuva abençoou
O vento diz "ele é feliz"
A águia quis saber
Por quê, por que, pourquoi será
O sapo entregou
Ele tomou um banho d'água fresca
No lindo lago do amor
Maravilhosamente clara água
No lindo lago do amor


 Gonzaguinha canta Lindo Lago do Amor no programa Ensaio da TV Cultura

A música tem diversas regravações, mas não acho que alguma tenha chegado aos pés da gravação original. É definitiva. 

Como Gonzaguinha.



Pesquisa: Robson Leite



Comentários