A HISTÓRIA DE "EVIDÊNCIAS": Sucesso popular

"Evidências" é o tipo de canção que pode até gerar um certo desconforto entre apreciadores da fina flor da música brasileira. Mas não há como negar: ela gruda na orelha da gente. Um vídeo viralizou na web mostrando uma atriz puxando a  música e um vagão inteiro do metrô acompanhando a moça. 

Enfim. Se tá na boca do povo, deve haver mesmo algum valor.

 Chitãozinho & Xororó: Hit mundial


A composição é de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, dois hitmakers da MPB. O primeiro começou como cover de Roberto Carlos pra depois deslanchar com repertório próprio e extremamente popular. Canções como "De que Vale ter Tudo na Vida", "Sonho por Sonho",  "Sábado" e "Aguenta Coração".


 "Evidências" no metrô de SP: vírus do amor

Paulo Sérgio também é compositor com vários sucessos gravados desde a época da Bossa Nova. Fez "Canção de Verão", "Eu Preciso Aprender a Ser Só" e outras, quase sempre em parceria com o irmão Marcos. Um poeta inspirado como poucos, de versos marcantes. 

Mas sobre a canção desta postagem, não existe assim tanto glamour.

 José Augusto: de cover a hitmaker


Em entrevista ao Programa do Porchat, na Rede Record, José Augusto garantiu não existir uma musa nem qualquer história diferente que empreste charme à composição. "Evidências", segundo ele, nasceu de um desejo de produzir uma canção romântica que cativasse o público.  Apenas.  

O que não é pouco, visto que já foi gravada até em japonês.


Só que música quase foi abortada pela gravadora. Um produtor ouviu e não gostou. Dizia que era ruim e que não faria sucesso. Houve boicote. Mesmo assim, ela foi parar numa fita cassete, para que Chitãozinho e Xororó escutassem. Os caras garantem: a emoção bateu na hora e não houve dúvida alguma sobre gravá-la. 

"Evidências" foi a primeira faixa do disco Cowboy do Asfalto, de 1990.


 Clique para ouvir "Evidências" com Chitãozinho & Xororó


Nem é preciso dizer. Sucesso instantâneo, que sobrevive ao tempo e ressurge graças a um viral do Youtube. Ao ponto de a dupla eleger a canção como tema da turnê 2017. "Evidências" estava na memória afetiva do público, de onde emergiu forte e poderosa, quase 30 anos depois de ganhar o gosto popular.


Evidências




(José Augosto e Paulo Sérgio Valle)
 
Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero
Eu tenho medo de te dar meu coração
E confessar que eu estou em tuas mãos
Mas não posso imaginar
O que vai ser de mim
Se eu te perder um dia
Eu me afasto e me defendo de você
Mas depois me entrego
Faço tipo, falo coisas que eu não sou
Mas depois eu nego
Mas a verdade
É que eu sou louco por você
E tenho medo de pensar em te perder
Eu preciso aceitar que não dá mais
Pra separar as nossas vidas
E nessa loucura de dizer que não te quero
Vou negando as aparências
Disfarçando as evidências
Mas pra que viver fingindo
Se eu não posso enganar meu coração?
Eu sei que te amo!
Chega de mentiras
De negar o meu desejo
Eu te quero mais que tudo
Eu preciso do seu beijo
Eu entrego a minha vida
Pra você fazer o que quiser de mim
Só quero ouvir você dizer que sim!
Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você pensa muito em mim
Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você quer viver pra mim


Mas é boa mesmo. Se foi capaz de sobreviver por tanto tempo, não pode se ruim.

Ou pode?

Pesquisa: Robson Leite

Comentários