A HISTÓRIA DE "DETALHES": Meio século de romantismo

Prestes a completar 30 anos de idade, Roberto Carlos sentia o tempo passando mais rápido que os carros nas curvas da estrada de Santos.. 

 

A Jovem Guarda já era ele. Desde 1968, quando abandonou e acabou decretando o fim do programa na Record. O ídolo daquela geração já era maior que a onda juvenil que despertara, mas a maturidade pedia um projeto musical mais consistente. Depois de tantas baladas e até incursões pela soul music, ele acelerou pela estrada do coração do Brasil falando de amor.

Detalhes (1971) é considerada a canção que credenciou Roberto Carlos em definitivo como cantor e compositor essencialmente romântico. A letra, em primeira pessoa, fala de uma relação que acabou. Mas acaba sendo uma declaração de amor de alguém que imagina que jamais será esquecido. 

Letra e música sairam quase ao mesmo tempo. Roberto estava na casa dele em São Paulo quando teve o estalo. Surgindo o primeiro verso, ele pegou o violão e começou a trabalhar na ideia. Veio um segundo. A meldia ia tomando corpo. Mas a terceira parte travou. Acabou gravando o que tinha em fita cassete e foi dormir. No dia seguinte escutou e achou uma porcaria.

Mas não desistiu. Mexeu na letra e sentiu que realmente estava diante de algo muito bom. Tão bom, que resolveu acionar Erasmo Carlos. O Tremendão estava morando no Rio e foi voando pra capital paulista pra dar o arremate na obra.

Deu no que deu.

DETALHES

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver

Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E a toda hora vão estar presentes
Você vai ver

Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isto lhe trouxer saudades minhas
A culpa é sua

O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada, ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim

Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei, mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim

À noite, envolvida no silêncio
Do seu quarto
Antes de dormir você procura
O meu retrato
Mas da moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você
Lembrar de mim

Se alguém tocar seu corpo como eu
Não diga nada
Não vá dizer meu nome sem querer
À pessoa errada

Pensando ter amor nesse momento
Desesperada você tenta até o fim
E até nesse momento você
Vai lembrar de mim

Eu sei que esses detalhes vão sumir
Na longa estrada
Do tempo que transforma todo amor
Em quase nada

Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando você vai
Vai lembrar de mim

Não adianta nem tentar me esquecer...

Não se sabe exatamente quem inspirou Roberto. Eu seu livro biográfico Roberto Carlos Em Detalhes, o jornalista e escritor Paulo César de Araújo especula que ela foi composta para uma ex-namorada e lança duas candidatas a musa. 

O autor aponta uma delas como sendo a socialite Sílvia Amélia, à época do lançamento da canção num relacionamento com o jornalista Tarso de Castro (pai do ator João Vicente Castro, da Porta dos Fundos). E a fonte da informação foi... o próprio Tarso! Seria ele mesmo "o outro cabeludo" que apareceu na vida dela e que acabou "levando a melhor", gerando a dor de cotovelo real. 

Silvia Amélia: socialite carioca acabou virando baronesa na Europa
 

Mas Paulo considera que Silvia e Roberto tiveram um romance breve e que talvez não tivessem vivido um relacionamento assim tão intenso. Não a ponto de ser eternizado numa canção. Em entrevista ao jornalista Tom Cardoso para a Folha de São Paulo em 2010, Silvia foi curta e grossa quando perguntada se a música foi mesmo pra ela:

- Não! - disse

A outra suspeita de Araújo era Magda Fonseca. Essa sim, grande paixão confessa da vida de RC. Foi pra ela que Roberto compôs Quero que vá tudo pro inferno, sucesso na era da Jovem Guarda. Mas já era 1971. Compositor e ex estavam cada um no seu quadrado. Roberto Carlos vivia um relacionamento sério com com Cleonice Rossi, a Nice. Magda também estava casada, morando na Alemanha. Talvez, se tivesse ficado no Brasil, os dois pudessem ter ido além do namoro.

E ela também teria negado que fosse a inspiração para essa nova fase romântica. 

Magda Fonseca, a primeira namorada de Roberto Carlos
 

Estão no livro este depoimento de Magda e o complemento que instiga os fãs a dar o crédito da música pra ela:

"'(...)Não posso dizer que Roberto fez Detalhes para  mim porque ele nunca me disse isso. Pessoas próximas da gente é que comentavam essa possibilidade na época.' Uma dessas pessoas foi a cantora Emilinha Borba, que atuava na  mesma gravadora de Roberto Carlos e acompanhou o namoro dele com Magda. Pois Emilinha disse que na época Roberto Carlos havia lhe confidenciado que Detalhes foi  uma canção composta para a ex-namorada".

Em 2021, Roberto Carlos completou 80 anos e Detalhes bateu meio-século desde o lançamento. Ainda na biografia de RC, escrita por Paulo César de Araújo em 2006, ela é citada como a favorita do Rei:

"(...) Devido à grande quantidade de sucessos acumulados ao longo da carreira, Roberto Carlos é um dos poucos artistas do mundo que pode se dar ao luxo de montar o  repertório de seus shows alternando muitas canções a cada temporada. Ainda assim, existem alguns títulos que estão sempre presentes. A campeã é Detalhes, pois nunca  saiu do repertório do cantor desde que foi lançada em 1971. E em cada espetáculo o público sempre delira ao ouvir a orquestra tocar aqueles primeiros e marcantes  acordes da canção. 'Cada vez mais eu tenho certeza de que vou cantar essa música por toda a minha vida', diz Roberto Carlos(...)"

É. Parece mesmo que Detalhes não foi feita mesmo pra nenhuma Silvia e ou Magda. Com toda certeza, foi sob medida para todas as almas apaixonadas que suspiram por ela há mais de 50 anos.

 pesquisa: Robson Leite

Comentários