A HISTÓRIA DE "MALANDRAGEM": Sob medidas

O álbum Cássia Eller (1994)

Malandragem é uma composição de Cazuza e Frejat gravada por Cássia Eller no terceiro álbum da cantora, lançado em setembro de1994. É daquelas músicas que a gente escuta uma vez e que parece grudar nos ouvidos. De tão simples e foda que é. 


Quem sabe eu ainda sou uma garotinha.
Esperando o ônibus
Da escola, sozinha...

Cansada com minhas
Meias três quartos
Rezando baixo
Pelos cantos
Por ser uma menina má...

Quem sabe o príncipe
Virou um chato
Que vive dando
No meu saco
Quem sabe a vida
É não sonhar...

Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança
E não conheço a verdade
Eu sou poeta
E não aprendi a amar
Eu sou poeta
E não aprendi a amar...

Bobeira
É não viver a realidade
E eu ainda tenho
Uma tarde inteira...

Eu ando nas ruas
Eu troco cheque
Mudo uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo
Prá cantar...

Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem(...)



A gente tem aquela imagem da Cássia como uma pessoa tímida no convívio que, no palco, se transformava numa fera selvagem. Por isso a música parece ter sido escrita sob medida pra ela, não parece?

Pois não foi. 

Cazuza e Cássia Eller nem nunca foram, formalmente, apresentados.

Malandragem foi composta em 1988. A musa inspiradora foi ninguém menos que a cantora Ângela Ro Ro, amigona de Cazuza. Ela namorava uma menina que dividia o apartamento com o namorado dele. 

Os dois viviam às turras, mas se adoravam.

A musa original

Barraqueira, de temperamento explosivo, ela foi uma companheirona de farras no Baixo Leblon naqueles porralouquíssimos anos 1980. Ângela tornou-se uma espécie de Esfinge para o poeta: bela e enigmática. Deveria haver algo de doce e infantil no meio de toda aquela força rude da natureza.

Cazuza  preferiu decifrá-la a ser devorado.  

Ligou para o parceiro Roberto Frejat e vendeu a ideia da letra, e a homenagem foi prontamente assimilada. Frejat conta que a melodia veio de uma vez, acorde por acorde. Algo raro.  Finalizada, foi oferecida à Ângela, que recebeu a canção numa fita cassete.

E detestou.

Cazuza e Frejat no show do Barão do Rock in Rio (1985)

Ligou pro Frejat elogiando os arranjos etc. Mas, sob pretexto de que estava com o repertório do disco novo fechado, recusou. Depois ligou para o amigão Cazuza e esculhambou a letra. Disse que aquilo era piração dele e que ela, já quarentona à época, não tinha nada a ver com $%&*+@ de garotinha nenhuma.

Intimidade é uma $%&*+@.

Já escolados com os arroubos furacão Ro Ro, Cazuza e Frejat guardaram a música para outro disco dela. Mas não houve tempo para o poeta exagerado ouvir a composição gravada. Cazuza morreu no dia sete de julho de 1990, vítima do vírus HIV. 

Naquela época, já começava uma movimentação em torno de uma menina que fazia muito barulho no cenário paulistano. Cássia Eller tinha dois discos, mas não se encaixara ainda no cenário Pop. Foi parar nas mãos do produtor musical Guto Graça Mello, o mesmo que produzira o primeiro disco do Barão Vermelho. 

Ezequiel, NeY Matogrosso, Frejat e Cássia: a Ro Ro não gostou da música, galera...

Ezequiel Neves, também produtor e amigo íntimo da família de Cazuza, surgiu no circuito pra ajudar no trabalho e saiu em busca de músicas para o novo álbum-solo da cantora. Foi atrás de Frejat, que já a conhecia musicalmente, para saber se poderia oferecer alguma composição pra ela.

Frejat lembrou-se de Malandragem. Mas teria que pedir permissão pra Ângela. Afinal, era a musa e a música estava guardada pra ela. Mais uma vez, sem pensar muito, Ro Ro dispensou.

E deu no que deu.



Malandragem é considerada o grande sucesso de Cássia Eller, ao lado de Segundo Sol. Foi a primeira música dela a estourar nas paradas. Ganhou ainda outras duas gravações. A do Acústico MTV ficou mais dançante. 

Esse disco vendeu mais de um milhão de cópias.



Cássia gravaria outros dois álbuns com repertório dedicado a Cazuza. Lucinha Araújo, mãe dele, conta uma história de que os dois chegaram a se encontrar. Mas foi um desastre: loucos, não se bicaram. Ela invadiu o camarim num show e foi expulsa pelo próprio.

Quis o universo que se encontrassem na música.

Flagra do encontro das duas musas em plena Malandragem

Anos depois, Ro Ro e Eller ficaram amigas. Chegaram a cantar a música juntas.  Foi uma canja-surpresa, durante show da encrenqueira que não queria ser garotinha. 

Acabou se rendendo. 



Depois que a Cássia Eller morreu (em 29/12/2001), Ângela finalmente resolveu assumir Malandragem e participou de inúmeros tributos a Cazuza cantando a música que - no fim das contas - foi feita pras duas.  
 

A história foi contada por alguns de seus protagonistas na série Por Trás da Canção (2014).  

  

Pesquisa: Robson Leite


Comentários

  1. Muito legal. Eu gosto muito desta canção, mas não sabia a sua história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário