A HISTÓRIA DE "ALONE AGAIN (NATURALLY)": Balada suicida


Reino Unido 1971

Capa do single de Gilbert O'Sullivan

Eu lembrava que a música era tema de novela. Pesquisando aqui, vi que fazia parte da trilha sonora de O Bofe, trama da época em que havia novelas depois das 22h, com temas menos - digamos - próprios para a família. Jamais imaginaria que Alone Again (Naturally) teria tanto a ver com essa ideia da temática proibitiva. Sim, a música atravessou minha adolescência e eu sempre a imaginei como uma simples balada romântica, "mela cueca", pra dançar de rostinho colado e depois, quem sabe, ainda apalpar um peitinho ou dois no clima. Mas a letra é uma das coisas mais deprês e sem noção que eu já ouvi na vida. Ela fala da ameaça de suicídio de um cara que perdeu pai e mãe, depois foi abandonado pela pessoa amada na beira do altar... enfim! Mil lamúrias, que poderiam ter levado a uma atitude fatal. Mas a canção de quase-morte acabou sendo responsável, na verdade, pela sobrevida de um artista de sucessos efêmeros.

Na primeira metade dos anos 1970, o cantor irlandês Gilbert O'Sullivan desfrutou de uma boa sequência de sucessos no Reino Unido, incluindo dois primeiros lugares nas paradas, mostrando um considerável alcance como compositor. O primeiro foi Clair, inspirado em Clair Mills, a filha de 3 anos de idade do empresário dele, Gordon Mills, de quem O'Sullivan praticamente era babá (ver videoclipe abaixo). O segundo foi Get Down, mostrando um lado mais comovido e pungente do compositor. O'Sullivan foi o primeiro artista irlandês a debutar com dois hits na terra da Rainha.



AAN foi o único primeiro lugar dele nas paradas dos Estados Unidos. A canção vendeu 2 milhões de cópias e passou simplesmente seis semanas entre as preferidas da América, o que lhe rendeu três indicações ao Grammy (melhor performance vocal pop masculina, além de canção e gravação do ano). Abaixo temos uma apresentação de Gilbert na TV britânica com o arranjo original da música.


O solo da guitarra foi realizado por Big Jim Sullivan, um dos guitarristas mais prolíficos do Reino Unido, que usou uma guitarra com cordas de nylon para obter o som característico. A canção se tornou o segundo single mais vendido do ano nos EUA, atrás apenas da American Pie de Don McLean. Isso com uma das letras mais baixo-astral do pop já escritas. Numa tradução grosseira, seria mais ou menos assim:

SOZINHO OUTRA VEZ (NATURALMENTE)

Daqui a pouco
Se eu não estiver me sentindo menos amargurado
Eu prometo a mim mesmo me tratar
E visitar uma torre próxima
E depois de subir até o topo irei pular
Num esforço para mostrar claramente
Como é quando você está despedaçado
Deixado esperando no altar da igreja
Onde as pessoas diziam: "Meu Deus, que dureza
Ela o abandonou"
Não tem sentido em ficarmos
A gente também pode ir pra casa
Como eu fiz
Sozinho outra vez, naturalmente

Pensar que ontem
Eu era alegre, brilhante e alegre
Ansioso para quem não faria
O papel que eu estava prestes a desempenhar?
Mas como se fosse me derrubar
A realidade surgiu
E sem um simples toque
Cortou-me em pedacinhos
Deixando-me duvidar
Fale sobre Deus em Sua misericórdia
Se Ele realmente existe
Por que me abandonou?
Na minha hora de necessidade
Eu realmente estou
Sozinho de novo naturalmente

Parece-me que existem mais corações
Partidos no mundo que não podem ser consertados
Deixados sem cuidados
O que nós fazemos? O que nós fazemos?
Sozinho de novo naturalmente

Olhando para trás ao longo dos anos
E o que mais parece
Lembro que chorei quando meu pai morreu
Nunca desejando esconder as lágrimas
E aos sessenta e cinco anos
Minha mãe, Deus descanse sua alma
Não conseguia entender por que o único homem
Ela já amou tinha sido tomada
Deixando-a começar com um coração tão partido
Apesar do incentivo de mim
Nenhuma palavra foi dita
E quando ela faleceu
Eu chorei e chorei o dia todo
Sozinho de novo naturalmente

Em depoimento ao livro 1000 hits #1 do Reino Unido de Jon Kutner e Spencer Leigh, Gilbert O'Sullivan declarou que Alone Again (Naturally) não teria nenhum propósito cômico, e que não seria uma música descartável como Get Down ou Clair. Ele sempre negou também que a música fosse baseada em situações da vida dele ou que falasse sobre a morte do pai dele, quando tinha 11 anos. "Todo mundo quer saber se é uma música autobiográfica, baseada na morte prematura de meu pai. Bem, o fato é que eu não conhecia ele muito bem, não era um bom pai de qualquer maneira. Ele não tratou minha mãe muito bem" 


Em outra entrevista, Gilbert explicou como essa música naceu. "'Alone Again (Naturally)' foi composta com outras duas músicas quando tinha 22 anos de idade. Eu trabalhava nos correios em Londres, então só consegui escrever depois da jornada, à noite. Só quando o Gordon Mills virou meu empresário - ele, que administrou as carreiras de Tom Jones e Engelbert Humperdinck - é foi possível pra mim largar o emprego e mudar para um bangalô dele, onde eu compunha todos os dias. Portanto, estava no modo de escrever e essa foi apenas uma das músicas que eu fiz. Fiquei muito satisfeito com ela, feliz por ela, mas não vi como mais especial do que outras músicas. Basta dizer que fiquei feliz". 

Apesar do tema pesado, o refrão acabou falando mais alto. E, a exemplo de All by my Self de Eric Carmen, virou trilha-chavão para aqueles momentos mais solitários, inclusive no cinema. Ela aparece até em produções infanto-juvenis como A Era do Gelo, O Ratinho Stuart Little e Megamente. Mas também pode ser ouvida na trilha sonora de filmes mais dentro da temática, como As Virgens Suicidas. Uma canção que, apesar da morbidez, e que assim como o personagem que ela parece retratar, sobreviveu ao tempo. Mas, assim como eu, você nunca mais vai escutar ela do mesmo jeito.



Pesquisa: Robson Leite (baseado em informações do site Song Facts e fontes diversas)

Comentários