A HISTÓRIA DE "NEW YORK NEW YORK": De Liza e Frank, com amor

Start spreading the news
I'm leaving today
I want to be a part of it
New York, New York
These vagabond shoes
They are longing to stray
Right through the very heart of it
New York, New York

I want to wake up in a city
That never sleeps
And find I'm king of the hill
Top of the heap

These small town blues
They are melting away
I'll make a brand new start of it
In old New York
If I can make it there
I'll make it anywhere
It's up to you
New York, New York
New York, New York

I want to wake up in a city
That doesn't sleep
And find that I'm number one
Top of the list
Head of the heap
King of the hill

These little town blues
They've all melted away
I'm gonna make a brand new start of it
In old New York

And
If I can make it there
I'll make it practically anywhere
It's up to you
New York, New York
New York

Embora muitas pessoas associem New York, New York a Frank Sinatra, foi Liza Minnelli quem cantou pela primeira vez no filme homônimo de 1977, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por ela e Robert De Niro. 

A música foi escrita a partir da perspectiva de um artista que deixa uma pequena cidade e tenta fazer sucesso em Nova York. Em vez de ficar obcecado com as dificuldades que enfrentará, ele abraça os desafios na expectativa de uma nova vida em uma cidade vibrante. 

Foi feita sob encomenda para o filme pela dupla John Kander e Fred Ebb, que já havia escrito muitas canções para Minelli, incluindo Maybe This Time e Yes do longa Cabaret. Lançada como single, a versão de Minnelli alcançou a 104a posição da Billboard. 

Mas o que conhecemos como New York New York não foi a primeira opção para o filme. 

Kander e Ebb contam em entrevistas que, a perdido de Scorsese, escreveram uma primeira música-tema, assim como outras da trilha sonora, e as levaram para uma reunião com o diretor e as duas estrelas do filme. 

 

John Kander e Fred Ebb

- Tocamos nossas músicas. Scorsese e Liza gostaram muito delas - disse Kander ao jornal Plain Dealer, o principal de Cleveland, em 2015 - Estávamos quase saindo, e Bobby (De Niro), sentado no sofá, acenou com o braço. Scorsese disse: "Com licença, só um minuto", e se aproximou de Robert. Foi uma conversa muito animada, mas não conseguíamos ouvir o que diziam. O diretor voltou até nós, muito envergonhado, e disse que De Niro achou o canção do título "leve" e queria que tentassem novamente. 

Kander disse que os dois compositores ficaram irritados sobre um ator dizer a profissionais renomados como eles o que é uma boa música. Mas voltaram ao apartamento de Fred Ebb para atender ao pedido da estrela hollywoodiana.  

- Em cerca de 45 minutos escrevemos esta música chamada New York, New York e eles pareceram gostar muito - disse Kander. 

Sobre a interferência do astro de Scorsese, o mesmo John Kander declararia ao The New York Times

- De Niro estava completamente certo!


Frank Sinatra começou a cantar New York New York em 1978 em seus concertos no Radio City Music Hall. A versão dele foi lançada em um álbum triplo de 1980, Trilogy: Past, Present and Future, que foi muito aclamado e trouxe o cantor de volta aos olhos do público.  rapidamente se tornou uma das canções de assinatura dele. 

Sinatra é de Hoboken, Nova Jersey, que é um subúrbio de Nova York. Em 1978, ele havia se estabelecido como uma lenda na indústria do entretenimento e sua leitura dessa música deu a ela uma credibilidade que nenhum outro cantor poderia ter trazido. Tony Bennett, por exemplo, já havia se aliado a San Francisco. 

Os dois, no entanto, gravariam uma versão dela para o álbum Duets de 1993. Frank e Liza também fariam apresentações cantando juntos a canção.

Sinatra era muito popular em Las Vegas, mas ele deixou claro com essa música que você precisava estar ainda melhor para se apresentar em Nova York. Ele se portava com arrogância e era conhecido como um líder com muitas conexões. Se alguém podia cantar sobre vencer, e fazer isso com estilo, era Sinatra.

Embora muitas canções tenham sido escritas sobre a cidade, nenhuma canção capturou o orgulho e a elegância nova-iorquina como esta. A letra, traduzida para o português, diz "(...)se eu posso chegar lá, vou chegar em qualquer lugar (...)" e resume o que muitos nova-iorquinos sentem sobre sua cidade: a competição é intensa, mas o sucesso lá é ricamente recompensado e muito satisfatório. 

A música enfatiza a responsabilidade pessoal na linha, "(...)depende de você, Nova York(...)", pois é um lugar onde você não pode esperar uma esmola, mas tem a oportunidade de ter sucesso, não importa quem você seja. 

Essa música também popularizou Nova York como a "(...) cidade que nunca dorme(...)", o que é verdade no sentido literal de que muitos negócios funcionam 24 horas, mas também no sentido figurado de que se espera que você esteja sempre no seu melhor. 

Em fevereiro de 1985, o prefeito de Nova York, Edward I. Koch, proclamou essa música como o hino oficial da cidade, embora ela nunca tenha sido oficializada.

 

Pesquisa e adaptação: Robson Leite



 
 
Links para textos originais:
 https://www.nytimes.com/2020/05/01/nyregion/thank-you-coronavirus-helpers-7pm-sinatra.html
https://www.songfacts.com/facts/frank-sinatra/new-york-new-york
 

Comentários