A HISTÓRIA DE "ENQUANTO ENGOMA A CALÇA": Aposta

 


Enquanto Engoma a Calça é uma canção de 1979, fruto da parceria do cearense José Ednardo Soares Costa Souza, o Ednardo, e o piauiense Climério Ferreira. Mais conhecido como Climério, ele e os irmãos Clodo e Clésio são responsáveis por outros diversos clássicos da MPB gravados por Tim Maia, Dominguinhos, Nara Leão, Elba e muita gente boa por aí.

Antes de falar da calça do Ednardo, posso contar uma historinha?

Ednardo nasceu em Fortaleza e fez parte de um movimento musical conhecido como o Pessoal do Ceará. O nome vem do LP de mesmo nome, lançado em 1972, que tinha um subtítulo interessantíssimo: Meu corpo minha embalagem todo gasto da viagem. Um disco que revelou ao país dezenas de artistas cearenses como Fagner, Amelinha, Fausto Nilo e Belchior, só pra mencionar os mais conhecidos. Ednardo fazia parte da turma, mas só ficaria conhecido no país graças a uma novela.

"E a calça pra engomar?" Calma.

O sucesso veio quando ele soltou no mercado fonográfico seu Pavão Mysteriozo, música gravada em 1974 mas que só estourou dois anos depois. Ela fazia parte da trilha sonora do folhetim global Saramandaia (Dias Gomes -1976).  Não dá pra falar de Ednardo sem mencionar seu pavão.

Um maracatu baseado no cordel O Romance do Pavão Misterioso, com uma letra completamente fora do convencional e bastante política. Algo que caiu como uma luva no realismo fantástico da novela. Felizmente, passou batida pela censura dos militares e trouxe muita fama para seu autor. 

Em entrevista ao jornal O Dia ele revelou 

“A versão original é enorme. No disco da novela, ela saiu cortada. Um diretor da gravadora (RCA, hoje Sony) chegou a falar: ‘Cara, acho melhor tirar essa música!’. O produtor do disco, que era o radialista Walter Silva, segurou a música e falou que ela ainda iria fazer sucesso. E fez, né?”

"Hômi! Chega de goma e põe a calça logo!"  Oxe...

Apesar de marcado pelo pavão, uma música que encantou até os índios do Xingu, Ednardo é autor de dezenas e dezenas de outras canções. Entre elas, Enquanto Engoma a Calça - que tem uma história curiosíssima. 

De férias em Fortaleza, ele, Climério e o pernambucano Dominguinhos resolveram, em belo dia, fazer uma aposta. Algo que tinha tudo a ver com o manancial criativo do trio e, provavelmente, com muito goró envolvido: quem compunha mais músicas até o final daquele mês. Feito.

Terminado o período, um tríplice empate surpreendente deixava a aposta ainda no ar. 

Naquele clima de férias eterno, Ednardo convidou o parceiro Climério pra uma cervejinha a beira mar. Quando já iam saindo da casa do dono do pavão famoso, a esposa dele impediu. Reclamou da calça que Ednardo usava, dizendo que estava muito amassada. E pediu pra passar o ferro elétrico nela - ou engomar, em bom dialeto cearense. 

Foi o bastante pra dar o insight na dupla. 

Enquanto a mulher engomava a calça, os parceiros compuseram mais uma canção e, provavelmente, venceram a aposta com Dominguinhos. A história foi contada pelo próprio Ednardo em 2013 no programa Sarau, do glorioso Chico Pinheiro. Uma das atrações culturais mais bacanas da Globo News mas que, infelizmente, já não existe mais. Na prosa com o jornalista mineiro, o assunto veio à baila. 

Confira o trecho no vídeo abaixo, juntamente com a música.

 
Arrepare não
Mas enquanto engoma a calça 
Eu vou lhe cantar
Uma história bem curtinha 
Fácil de contar
 
Porque cantar 
Parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão (2x)


Esse voar maneiro
Foi ninguém que me ensinou, não
Foi passarinho
Foi o olhar do meu amor
Me arrepiou todinho
E me eletrizou assim
Quando olhou meu coração

Depois de perder Vilma pra São Paulo
Perder Maria Helena pro dentista

 

Consta que a música saiu em poucos minutos. 

Confesso. Gosto mais dela que do pavão misterioso. Enfim. Cada qual tem seu charme. São uma amostra do trabalho de Ednardo, que eu considero tão talentoso quanto seus pares mas pouquíssimo badalado. Vale a pena investigar mais as histórias desse ícone da música.

ATUALIZAÇÃO EM 10/02/20122: sobre o verso final, tentei contato com Ednardo via redes sociais em buscar de esclarecimento. Não tive sucesso, mas não desisti de pesquisar. E minha pesquisa levou ao site Farofafá. Lá está, enfim, quem são Vilma e Maria Helena. O texto é assinado pelo repórter e crítico musical paraibano Jotabê Medeiros. Curiosamente, ele conseguiu a resposta através da rede social:

"(...)Sobre sua memorável canção com Ednardo, 'Enquanto Engoma a Calça', Climério Ferreira uma vez me explicou em mensagem pelo Facebook como surgiram os versos mais intrigantes da composição (mas não sem advertir, brincando: 'Agora, quando me perguntarem de novo, vou mandar perguntar a você'):

'Não tinha esses versos na canção original. Ednardo acrescentou para me fazer uma surpresa. Quando eu trabalhava no INPE fiz uma canção chamada “Baderna” – na verdade, uma brincadeira com a despedida dos amigos de projeto. Vilma era a gerente do projeto e, muito competente que era, foi contratada pela editora Abril, indo, portanto pra São Paulo; e, no mesmo tempo, Maria Helena – uma das produtoras de rádio do nosso projeto – casou-se com o dentista que nos atendia em São José dos Campos. (...)"

E o resto é lenda. 

Pesquisa: Robson Leite

Comentários

  1. Boa noite.
    Muito bacana a música.
    Mas, gostaria de saber quem foi Vilma e Maria Helena?

    ResponderExcluir

Postar um comentário